Sugestão de leitura – Crítica ao Programa de Gotha.

 

Bom, me empolguei com esse blog! Aproveito que estou “brincando” um pouquinho nele para incluir uma sugestão de leitura. Embora o texto seja complexo, acredito ser uma das obras mais importantes de Marx, onde ele expressa o que realmente seria um partido comunista.

Abaixo, segue um link para a leitura e as minhas considerações.

Divirtam-se, crianças!

http://www.pstu.org.br/biblioteca/marx_gotha.pdf

Considerações sobre a obra

Nesta Crítica ao Programa de Gotha, Marx utiliza a dialética como método preciso para desconstruir as idéias do programa e apresentar suas principais fragilidades, suas características burguesas e prejudiciais ao proletário.

Na carta que Marx envia a Bracke com o seu trabalho anexo, roga-lhe que este envie suas considerações aos demais membros do partido, visto que as articulações políticas que estavam sendo tomadas não iam de encontro com a real concepção marxista do que seria uma sociedade igualitária e sem classes.

No decorrer da obra, o autor critica enfaticamente a tendência do pensamento de Lassale e suas idéias “oportunistas”  presentes no programa.

No prólogo, encontramos as considerações do Engels sobre as cincurstâncias as quais Marx descreveu sua crítica. Segundo ele, ambos se julgaram obrigados a fazer tal obra por dois motivos: primeiro porque eles estavam diretamente ligados ao movimento operário da Alemanha, segundo porque eles já estavam sendo acusados de todos os males ocorridos na política Alemã pelo Bakunin e “seus anarquistas”. Desta forma, precisavam se pronunciar, para que não lhes fossem atribuída a paternidade de um programa julgado por Marx e Engels como “desmoralizador” ao partido.

Por Karina Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: