A falsa idéia de ascensão social

Em tempos modernos é difícil nos sentirmos explorados por estarmos rodeados de propagandas publicitárias que nos dizem o tempo que somos livres e que podemos nos tornar pessoas melhores somente por possuirmos determinadas marcas ou produtos. Ao conseguirmos um carro ou um sapato melhor, acreditamos que somos aquilo que nos disseram, e as vezes até que que somos melhores que outros que por algum motivo não possue aquilo que teoricamente “conquistamos com o nosso suor”.O individualismo torna-se cada vez mais exacerbado.

Ao vermos um pedinte na rua nos sensibilizamos, mas para abstrair o sentimento de culpa inconscientemente relacionamos a nossa situação melhor ao nosso esforço, e também inconscientemente o culpamos por não ter tentado como nós. E assim vamos para casa tranquilos, com a consciencia limpa. Não nos sentimos culpados. A culpa é do governo, da igreja, de Deus, menos nossa que aceitamos esse sistema desigual, porque para nós ele não nos parece tão desigual assim.

Por isso nossa sociedade torna-se cada vez mais individualista, cada um corre atrás do seu “pote de ouro”. E aqueles que não conseguem condições iguais para competir são julgados pelo seu fracasso social.

Ser solidário com o outro, hoje é fazer caridade.

Antes esse era o comportamento da burguesia, hoje vemos a classe média com o mesmo discurso e as mesmas ações: eles cairam nas frases de efeito criadas pela elite. Eles realmente acreditaram que são melhores por conseguir um carro do ano, trabalhando em uma multinacional em um país da américa latina onde o salário é incomparável ao salário de um trabalhador dessa mesma empresa em outro lugar na europa. Eles acreditaram que realmente são melhores pois aprenderam a falar inglês e se economizarem quem sabe podem ir a Nova York fazer comprar em algum freeshp. Eles acreditaram que se tornam melhores quando passam por alguma criança de rua e se lembram que esse ano poderão fazer sua doação para o criança esperança. Eles acreditaram que se tornaram melhores pois fazem ações sociais e Deus guardará um pedaço de terra tão aconchegante quanto sua casa e que fica em algum bairro quase nobre da zona sul da cidade. Eles acreditaram que se tornaram melhores pois conseguem entender o que pseudo intelectuais como o Jabor ou o Jô Soares falam na maior emissora do país. Eles acreitaram que se tornaram pessoa melhores porque conseguem falar entre amigos o que escutaram no Jornal Nacional sobre o governo e a política mundial.

Hoje todos acreditam que podem “subir na vida” e essa é a falsa de ascenção social, pois Marx já nos alertou que somente os donos da propriedade privada são os verdadeiros detentores do poder. Os demais, são meros proletários, que vendem sua força de trabalho, não mais como antes onde os trabalhadores usavam enxadas e tinham calos em suas mãos. Hoje o mercado mudou, automaticamente os meios de produção também. Hoje, vendem e contratam serviços. A ideologia dominante não é mais a mesma. Hoje inserem a idéia de “você pode, se você estudar, se você lutar, se você se diferenciar”, entretanto a lógica do capitalismo continua a mesma: salário, preço e lucro.

Disponibilizo link para os interessados na leitura do informe pronunciado por Marx nos dias 20 e 27 de junho de 1865 nas sessões do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores. Publicado pela primeira vez em folheto à parte em Londres em 1898. Transcrito da edição em português das Obras escolhidas de Marx e Engels publicada em 1953 pela Ediciones en Lenguas Extranjeras, Moscou.

http://www.culturabrasil.org/zip/salarioprecoelucro.pdf

Amigos, boa leitura!

 

Anúncios

Um pensamento sobre “A falsa idéia de ascensão social

  1. Juca Crispim 27 de julho de 2011 às 1:16 Reply

    clap clap clap

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: