Refletindo após ler Mito fundador e sociedade autoritária, de Marilena Chauí

Eis aqui mais um texto complexo de Marilena Chauí.

Proponho a reflexão sobre algumas questões políticas e filosóficas abordadas pela autora.

Mito Fundador e Sociedade Autoritária disponibiliza aos leitores informações sobre diversos temas geralmente associados à identidade nacional.  Importante lembrar que o livro foi escrito no ano de comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

Marilena Chauí, curiosamente desconstrói aquilo que o senso comum categoriza como típico do brasileiro, e para isso ela recorre aos textos daqueles que são tidos como os primeiros e mais importantes historiadores e autores do nosso país. Podemos perceber que o trabalho da autora é minuciosamente detalhado, com  uma interessante pesquisa bibliográfica e recorrendo também ao momento histórico de cada autor. Dessa forma podemos perceber os interesses ideológicos que ao longo dos anos definiram a identidade nacional.

Para explicar o “mito fundador” a autora recorre ao sentido etimológico do termo e também ao seu sentido antropológico. Dessa forma, a autora consegue ilustrar aos leitores a idéia de Brasil e de povo/nação que foi construída e interiorizada pelos brasileiros, mesmo quando estas não correspondem a realidade.  As formas de  mitificação e representações criadas a partir da soma das três raças que constituem o caráter e o comportamento do brasileiro.

Julguei interessante compartilhar essa leitura, pois havia pesquisado a questão da identidade nacional em outro momento e percebi que deixei escapar alguns aspectos que ficaram mais claros após a leitura de Mito Fundador e Sociedade Autoritária.

Fica aí, mais uma dica de leitura!

Deixe um comentário