Refletindo após ler A Odisséia, de Homero

A Odisséia trata-se de um poema épico da antiga Grécia que conta a heróica tragetória percorrida por Ulisses (o Odisseu), que após conduzir seus soldados na guerra de Tróia, tenta retornar pelos mares para sua terra natal, Ítaca.

Embora Ulisses seja perseguido por Poseídon, ele é o protegido da deusa  Palas Atena que o guiará durante toda a sua aventura.

Em Ítaca está sua esposa  Penélope  e seu filho Telêmaco, e ambos acreditam que Ulisses tenha morrido na guerra porém comportam-se honrando a sua memória. Penélope recusa-se casar com os pretendentes que vindo de longe almejavam conquistar o lugar do guerreiro Ulisses.

O interessante dessa obra de Homero, é observarmos como a tradição grega antiga pode ser captada nos mitos. As ideias da época permeiam a obra de maneira indireta. Podemos ver por exemplo, que o homem precisava transmitir a beleza de um Deus, a força de um guerreiro e ser sábio para escutar os deuses.  Por outro lado, a  mulher é apresentada através da figura de Penélope, que transmite integridade e pureza ao esperar durante muitos anos o seu guerreiro marido.

Penélope e Ulisses possuem a beleza como referência as suas personalidades, e podemos observar que a importância do ‘belo” está presente na Grécia Antiga. A obdiência aos deuses representa a sabedoria. O comportamento guerreiro representa o ego masculino. Esses são certamente indícios do que pensava aquele povo, que ainda não conhecia o cristianismo e havia construído através do mito as ideias sobre  sí mesmo.

Existe um livro do Nietzsche que fala sobre essa transformação do mundo ocidental a partir das mudanças na concepção religiosa e artística que ocorreram posteriormente na Grécia de Plátão e Sócrátres, mas isso deixo para um outro post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: