Série Grandes Líderes, Editora Abril: LÊNIN

Encontrei em um brechó esse livro da editora Abril.

Isso mesmo, em um brechó e não em um sebo. Fiquei feliz por encontrá-lo.

Montei minha  trilogia russa dessa edição Os Grandes Líderes: Lenin, Trotsky e Stalin.

Estou começando a leitura por Lênin, e posso dizer que o livro traz uma abordagem interessando sobre a narrativa dos fatos.

Inclusive fiquei curiosa para estudar um pouco mais a figura da Rosa Luxemburgo. Embora tenha grande admiração pelas mulheres revolucionárias, aqui ela aparece como uma social-democrata (no sentido atual da palavra), pois julgava o nosso grande Vladimir Ilitch autoritário, temia alguns aspectos da revolução.

Devido esse tipo de posicionamento, o Partido Operário Social- Democrático Russo (POSDR) se dividiu em duas partes: entre os bolcheviques e moncheviques. Talvez essa tenha sido uma das primeiras oportunidades de Lenin mostrar suas habilidades de revolucionário.

Ele havia redigido o Projeto de Estatuto do Partido  o qual compartilho a leitura com os interessados:

TEXTOS ESTATUTÁRIOS, PROGRAMÁTICOS E ORGANIZATIVOS

DO PARTIDO MARXISTA-REVOLUCIONÁRIO

EM FACE DOS PROJETOS SOCIAIS-REFORMISTAS E ORGANIZATIVO-OPORTUNISTAS

1 – É considerado membro do Partido todo aquele que reconhece o Programa do Partido e o apóia, seja com meios materiais, seja com sua participação pessoal em uma das organizações partidárias.

2 – O órgão supremo do Partido é o Congresso do Partido. Ele deve ser convocado pelo Comitê Central (se possível, não menos do que uma vez a cada dois anos). O Comitê Central é obrigado a convocar o Congresso, se assim o exigirem os Comitês ou uma coligação de Comitês do Partido que possuam juntos um terço (⅓) dos votos no Congresso precedente ou se assim o exigir o Conselho do Partido. É considerado válido o Congresso quando nele se encontrar representada mais da metade (½) de todos os Comitês do Partido (no gozo de seus Direitos) que existirem no momento do Congresso.

3 – Terão representação no Congresso :

a) o Comitê Central ;

b) a Redação do Órgão Central ;

c) todos os Comitês locais que não ingressarem em coligações especiais ;

d) todas as coligações de Comitês, reconhecidas pelo Partido e ainda

e) a Liga Estrangeira.

Cada uma das organizações aqui enumeradas possui dois votos deliberativos no Congresso.

Os novos Comitês e as novas coligações de Comitês obterão representação no Congresso, apenas sob a condição de terem sido aprovadas, em prazo não inferior a seis meses do início do Congresso.

4- O Comitê Central, a Redação do Órgão Central e o Conselho do Partido são nomeados pelo Congresso do Partido.

5 – O Comitê Central unifica e dirige todas as atividades práticas do Partido, administra o seu caixa central, bem como todas as suas instituições técnicas gerais. Ele dirime tanto os conflitos que existirem entre as diversas organizações e instituições do Partido quanto aqueles que emergirem no interior dessas.

6 -A Redação do Órgão Central dirige o Partido ideologicamente, redigindo o Órgão Central do Partido, o Órgão Científico e os panfletos específicos.

7 – O Conselho do Partido é nomeado pelo Congresso a partir do número de membros do Órgão Central e do Comitê Central e possui uma composição de 5 pessoas. O Conselho do Partido decide as matérias atinentes às disputas e às diferenças, havidas entre a Redação do Órgão Central e o Comitê Central, no domínio das questões organizativas gerais e táticas. O Conselho do Partido restaura o Comitê Central, em caso de ter sido esse último destruído.

8 – Os novos Comitês e coligações de Comitês são aprovados pelo Comitê Central. Todos os Comitês, coligações, organizações ou grupos, reconhecidos pelo Partido, são encarregados das questões relacionadas especialmente e exclusivamente com determinada localidade, determinado distrito, determinado movimento nacional ou determinada função que lhes forem atribuídas enquanto grupo, estando obrigados, entretanto, a submeterem-se às determinações do Comitê Central e do Órgão Central, fornecendo meios ao caixa central do Partido em montantes definidos pelo Comitê Central.

9 -Todos os membros do Partido e todas as pessoas que possuam qualquer gênero de contatos com o Partido possuem o direito de exigir que as declarações por eles elaboradas, sejam levadas, em sua versão original, ao Comitê Central ou ao Órgão Central ou ainda ao Congresso do Partido.

10 – Todas as organizações partidárias possuem o dever de fornecer tanto ao Comitê Central quanto ao Órgão Central todos os meios que permitam o conhecimento de todas as suas atividades e de todas as suas composições pessoais.

11 – Todas as organizações partidárias e todas as instituições colegiadas do Partido decidem suas matérias por maioria simples de votos e possuem o direito de cooptação. Para a cooptação de novos membros e para a expulsão de membros, exige-se uma maioria de dois terços (⅔) dos votos.

12 – A Liga Estrangeira da Social-Democracia Revolucionária Russa » possui em suas mãos toda a propaganda e toda a agitação executada no estrangeiro, bem como presta assistência ao movimento russo. A Liga possui todos os direitos de que gozam os Comitês, com a única exceção de que presta seu apoio ao movimento russo exclusivamente por meio pessoas ou grupos, especialmente designadas pelo Comitê Central.

EDITORA DA ESCOLA DE AGITADORES E INSTRUTORES

“UNIVERSIDADE COMUNISTA REVOLUCIONÁRIA J. M. SVERDLOV”

PARA A FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO MARXISTA-REVOLUCIONÁRIA

DO PROLETARIADO E SEUS ALIADOS OPRIMIDOS

MOSCOU – SÃO PAULO – MUNIQUE – PARIS

Estatuto extraído do site http://www.scientific-socialism.de/TextosdoPartidoMREstatutoLenin1903.htm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: