Você sabe com quem você está falando?

Essa frase é bem popular no Brasil, e parece que não é a toa. Ela se materializa em situações como a que podemos ver abaixo.

Folha de SP: Justiça de SP manda Rafinha indenizar Wanessa em R$ 100 mil

Observo em primeiro lugar que a matéria não precisa mencionar o sobrenome das pessoas envolvidas nesse processo. Se no Brasil o sobrenome ainda tem peso, imagina quando nem precisa mencionar o sobrenome das criaturas. Está explicado a agilidade da decisão judicail, tal como o valor da indenização.

Por traz de um processo que envolve um humorista com uma piada de mau gosto, uma cantora filha e sobrinha de uma das duplas sertanejas que mais faturaram na história da música brasileira existe também nomes como o de Ronaldo, o fenômeno e o nome do empresário Marcus Buaiz.

O que foi muito bem colocado por um leitor do jornal é que “As crianças que tomaram todinho com soda caústica, vão receber uma indenização de 20 mil”. E assim caminha a nossa justiça do “você sabe com quem está falando?!?”.

A piada realmente foi infeliz. O humorista usou a sua liberdade de expressão para dizer o que quis, e a outra parte usou o seu direito de recorrer à justiça por considerar uma ofensa tal comentário envolvendo a sua gestação. O que observo aqui é que houve muita agilidade por parte da justiça nesse caso, e o valor é abusivo. Fazendo as continhas 100 mil reais divido por 12 reais (preço de um CD) = 8 mil e poucos. Parece-me mais do que ela consegue vender de CD.

E não me venham com aquele papo de que “ela fez certo em processá-lo, servindo de exemplo para a população e blá, blá, blá”. Sabemos muito bem quanto tempo leva para nós (meros mortais) o resultado de um processo como este.

Em um país em que aposentados e professores são chamados de vagabundos pelas esferas de poder, em um país onde a polícia militar é enviada para “negociar” com estudantes e onde doenças sociais são tratadas com balas de borrachas, espero que da próxima vez o Rafinha se lembre com quem está falando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: