Quem não conhece uma Macabéa?

clariceMacabéa é a personagem central da obra A Hora da Estrela, de Clarice Linspector.

Virgem, alagoana e ignorante. Macabéa gostava de ouvir o rádio relógio, pois os locutores falavam palavras as quais ela nunca soubera o significado.

Mal sabia Macabéa que a língua portuguesa oferece condições de narrar a sua vida com mais vigor do que ela própria via. Fico pensando Macabéa narrada em outra linguagem, que diferença faz o infortúnio da moça sofisticando o discurso?
Macabéa me parece feliz por não ter consciência do tamanho da sua infelicidade. Quem não conhece pessoas assim? Tenho uma amiga Macabéa, guerreira, sofrida desde que nasceu. Talvez se ela fosse um pouco menos ignorante, não deixaria ainda assim de ser Macabéa, seria apenas Macabéa mais triste?

Macabéas costumam viver, e apenas vivem. Não pensam sobre as condições das suas vidas, os infortúnios dos seus destinos.

Tristes Macabéas, alguns apontam e dizem que todos deveriam ser mais racionais, mas o que seriam de vocês se soubessem que não há provação divina, e vocês simplesmente nasceram para morrer Macabéas?

Será que se Macabéa fosse mais esclarecida, menos ignorante, lesse Weber, Marx e Kant teria o tal esclarecimento e com isso mudaria sua vida? Ou será que Macabéa seria mais triste sem ter condições, mesmo com toda a racionalidade, de mudar a sua trajetória.

Macabéa alcança a hora da estrela quando morre, atropelada por uma Mercedes Benz ouro, seu corpo estirado no chão torna-se então grande como um cavalo morto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: