A Igreja do Monstro de Espaguete Voador

O pastafariano austríaco Niko Alm (35 anos) ganhou o direito de usar um escorredor de macarrão como símbolo religioso nas fotos de documentos oficiais – especificamente a carteira de motorista. Segundo o site oficial do MEV, a notícia aumentou absurdamente o movimento na internet e na televisão sobre a Igreja do Monstro de Espaguete Voador no mundo todo em Julho de 2011.

Sobre o Pastafari

O Monstro de Espaguete Voador é o Criador do Universo, o Designer Inteligente. Ele é Deus, invisível, e voa sempre onipresentemente sobre nós. Jamais entenderemos sua onipotência, senão pela fé!

https://i1.wp.com/www.venganza.org/images/wallpapers/Last-Supper.jpg

Polêmica

O site igereja do MEV do Brasil traduziu a entrevista do profeta Bobby Henderson a um hate-mail. Trata-se de uma seção do site oficial em que são publicadas críticas, rudes na maioria das vezes, à Igreja do Monstro de Espaguete Voador e as respostas do Profeta.

O que exatamente você acha que vai provar com isso?

Para o autor do e-mail, que se declara ateísta, as ações da Igreja do MEV não passam de piadas de mau gosto, extremamente desrespeitosas, feitas com crianças que não podem entendê-las.
A resposta de Bobby é esclarecedora. Afinal, o que quer a Igreja do Monstro de Espaguete Voador?
“Não é nossa intenção ofender ninguém nem fazer zombaria. Apesar disso, percebo que algumas vezes as pessoas podem se sentir zombadas ou ofendidas. Pode ser justo dizer que somos desrespeitosos. Concordo que a maioria dos pastafarianos não respeitam a noção de que a religião deve ser posta em um pedestal. Não achamos que uma ação explicada no contexto religioso deve, por esse motivo, estar isenta do escrutínio a que estaria sujeita em qualquer outro contexto. Religião não é passe livre para ideias e ações insensatas.  Concordo que não cabe a nós julgar aqueles que veem o mundo pelas lentes da religião. Mas tampouco nos cabe ignorar quando crenças pessoais se tornam ações públicas. Podemos aceitar que alguns escolham ensinar a seus filhos que a Terra tem 6000 anos e que os dinossauros são um mito. Mas se exigem que essas ideias sejam ensinadas em nossas escolas, não é mais uma questão de respeitar crenças pessoais.
Acredito que a ideia de que pessoas de mentalidade racional devem ser antirreligiosas seja errada. Se for preciso riscar uma linha que nos divida, gostaria que fosse traçada entre as pessoas razoáveis e as que não o são, e não entre religiosos e não-religiosos.
Uma coisa é ver o mundo através de uma lente, outra é agir como se essa fosse a única lente possível”.
Perguntas frequentes à Bobby Henderson
Quem é você?
Meu nome é Bobby Henderson. Tenho 26 anos e atualmente moro no Arizona, mas sou de Oregon. Sou graduado em Física e estou alegremente desempregado.

Você realmente enviou a Carta Aberta [ou profética] à Diretoria de Kansas? Sim, mas não tive resposta senão depois de estabeler o site, então a diretoria começou a me enviar muitos emails sobre o assunto.
Você é ateu, pagão, ou o quê? Não tenho problemas com religião. O problema é quando a religião se coloca no lugar da Ciência. Querem ensinar Criacionismo na escola, que bom!, mas que não seja na aula de ciência [como Design Inteligente, uma alternativa a Darwin, etc]. E não mudem a definição de Ciência pra ensinar o que  der na telha nas aulas de Ciências. Isso é loucura. Explicações sobrenaturais não são científicas por definição, então, por que ensiná-las como se fossem? A religião em si não é ruim. Nem necessariamente boa. Há muitos bons Cristãos (e [Judeus e] Budistas e Hindus e Muçulmanos), assim como há muitos que não são bons. Mas os dogmas são ruins pra todos.
Você está deixando Deus irado. Duvido! Se há um Deus, ele é inteligente, portanto, tem senso de humor. Como você pode ter certeza de que ele não é o Monstro de Espaguete Voador? Você lucra em cima das camisetas que vende? Um pouco. Não o suficiente pra comprar um barco pirata, mas o bastante pra evitar um emprego de verdade por enquanto.
Seu gráfico está confuso. Não. O eixo X não tem que representar tempo. E os pontos de informação não precisam estar em ordem. Um gráfico é só uma coleção de dados, e eu posso exibí-los como quiser. Pode não ser o que você tem costume de ver, mas não é confuso nem bagunçado. Por favor parem de me escrever sobre isso (já recebi bem mais que 200 emails sobre o Gráfico Número de Piratas X Aquecimento Global).
[Colchetes do Blog: pode parecer que de 1820 a 1860 tanto o aquecimento global quanto o número de piratas aumentaram, mas isso é apenas mais uma intervenção de Seu glorioso Apêndice Macarrônico, pra provar nossa fé na santidade dos piratas. Pelo menos não manipulamos informações pra comprovar nossa versão da teoria de Design Inteligente do MEV]
Há atualmente mais piratas que nunca. Veja o Pacífico Sul. E os piratas em termos de música, filmes, etc. Verdadeiros piratas usam espadas (cutelos, na verdade). Os “piratas” no sul do Pacífico são caras com armas mecânicas, navegando em barcos motorizados. Não são piratas. E os piratas de downloads, mídia, etc. são esquisitos (nerds?), não piratas de fato. Sua gramática/ortografia não está correta. Yah!  Você está errado. Deus é outro tipo de monstro (dinossauro, elefante, purê de batatas, linguini, etc). Talvez ele apenas se disfarce dessas coisas. E, de qualquer forma, você não foi engraçado. Posso re-publicar sua Carta? Sim, mas me envie o link, por favor. [Em casos em língua portuguesa, enviar link ao blog via comentários] Uso permitido de conteúdo…? Por mim tudo bem se você usa conteúdo ou imagens do MEV desde que não seja com fins lucrativos (camisetas, mercadoria, etc.), e incentivo o uso do conteúdo do site pra apoiar a Causa da Igreja (como imprimir nossos materias de propagandas, folhetos, etc).
Que software você está usando (postagem/blog/cms)? O site recentemente redesenhado é construído na plataforma da WordPress com template de K2.
Quantos membros há na Igreja do MEV? Não sei. Não há registros de membros, por isso posso chutar baseado no tráfico do site. Até setembro de 2006 tinha perto de 350 milhões de hits e cerca de 15 milhões de visitantes únicos. O Google dá cerca de 2 milhões de resultados pra “flying spaghetti monster“.  Daí, quem sabe você tenha uma suposição tão alta como a minha…
Por que Piratas? Acreditamos que humanos evoluíram dos piratas. Considere que humanos compartilham cerca de 95% do seu DNA com macados, mas apresentam mais de 99,9% do DNA idêntico ao dos piratas. Pedidos de entrevistas Fico feliz em responder suas perguntas. Sugiro que simplesmente me enviem as questões por email [em inglês somente] com o campo “assunto” que eu entenda como “INTERVIEW QUESTIONS”. Não precisa pedir autorização ou marcar uma entrevista futura, simplesmente enviem as perguntas. Obrigado. Estatísticas do site http://www.venganza.org Entre 10mil e 40mil visitantes por dia, e 500 mil hits diários. Hits são muitos pois muitos linkam imagens, etc. do site, o que acho legal. Emails – variam, mas 50 por dia não são fora do comum. Tenho 13,839 mensagens não lidas agora (9/25/06). Vou ler quantas puder.
Por que tem um banner do MEV no perfil do MySpace? É um vírus/bug que NÃO FOI CRIADO POR MIM. E não posso fazer nada, sinto muito. Causou muitos problemas, e eu não aprovo esse tipo de coisas [assim como não aprovo pixação do MEV, etc].
A Causa Pastafari – tradução

Continuando a série de traduções sobre a Igreja do Monstro de Espaguete Voador, dos textos originais do profeta Bobby Henderson. [Colchetes do blog]

Tento não falar muito sobre o propósito de nossa Igreja. Porque sei que é diferente na concepção de cada membro, assim como em outras religiões.

Pra alguns, é só uma experiência em defesa da Ciência, em resposta ao movimento do Design Inteligente [tentando introduzir Criacionismo/religião nas aulas de Ciência], uma religião satírica que se dispõe a combater o fundamentalismo religioso, agindo desesperadamente.

Nós acreditamos que é importante manter nossa religião livre de opinião política. Mas quando vemos oficiais públicos abusando de sua posição e colocando suas idéias religiosas na política, lutamos pra que nossas idéias também sejam incluidas. Justiça seja feita!

Pra muitos, Pastafarianismo vai além da sátira, é mais que Ativismo. Assim como muitos Cristãos não tomam a Bíblia literalmente, muitos Pastafaris não acreditam na existência do Monstro de Espaguete Voador. Mas, entenda, muitos sim.

Tiramos algo de uma religião, a despeito da falta de crença literal: a paz, a noção de comunidade, uma forma de entender as coisas, o que seja! Com o Pastafarianismo, a crença literal é muito menos importante; e a fé não é necessária em nossa religião, mesmo porque não temos dogmas irracionais que exijam fé.

Se o Monstro de Espaguete Voador (MEV) realmente existe ou não não é a questão. Não se pode provar sua existência de forma alguma [nem negar, diriam os espagnósticos], assim como os cristãos não podem provar a existência do seu deus. E não há razão pra tentar fazê-lo. Somos livres pra acreditar no que quisermos.

O Pastafarianismo é tão válido/legítimo quanto outras religiões ou sistemas de crenças, até mais que a maioria.

Somos amplamente constituidos de pessoas tolerantes e inteligentes. Pastafaris rejeitam dogmas, portanto jamais temos problemas com fundamentalismo radical.

Somos a religião mais pacífica no mundo, nossas crenças jamais causaram uma morte nesse planeta inteiro (não que eu saiba). Cristianismo[, Judaísmo] e Islamismo têm mais membros atualmente, mas isso vai mudando com o tempo.

Somos um grupo consciente de que a crença religiosa pode causar tantos problemas quanto resolver. Quando dizemos “acreditar”, “crer” ou “ter fé”, queremos dizer “pensar”.

Portanto, a Causa Pastafari é essa: estamos procurando uma religião que faça o mundo um lugar melhor. Quer dizer, algo diferente pra nós todos. Não precisamos de uma análise disso.

Estamos levantando fundos pra um Navio Pirata que cruze os oceanos pra levar o Evangelho MEV ao mundo[, algo que a internet já faz abertamente desde 2005]. Cada compra de mercadoria do MEV contribui pra esse fim. Até então, levantamos mais de 100mil dólares. O barco será aberto a todos Pastafaris. Serão tempos gloriosos.

RAmen, Bobby Henderson

FSM_and_Raptor_Jesus

Anúncios

2 pensamentos sobre “A Igreja do Monstro de Espaguete Voador

  1. Amedar Consulting Group 17 de novembro de 2012 às 1:31 Reply

    Good – I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs and related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, web site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: