No Brasil da teoria à prática, in Inserção Internacional: Formação dos conceitos brasileiros

Considerações sobre o texto de Amado Luiz Cervo – estudando para a prova de Política Internacional.

Os termos diplomacia, política exterior e relações internacionais correspondem a três conceitos distintos. Diplomacia está relacionada a agenda dos líderes de Estado, tal como o papel que ele desempenha através de conceitos e valores de conduta. “Diplomacia sem política, não passa de conduta vazia, movimento sem rumo, ação externa sem estratégia de realização de interesses nacionais e mesmo coletivos. A política exterior abrange a diplomacia nas relações entre membros de Estados.

As relações internacionais abrangem três atores em funcionamento>a diplomacia, o governo com sua política e a sociedade com suas forças. As variáveis internas compõe as forças sociais nas relações internacionais. Elas vão desde o sentimento nacional ao desenvolvimento de setores da indústria.

Tendências do pensamento brasileiro aplicado às relações internacionais

Segundo o autor, as teorias mais consistentes sobre relações internacionais são aquelas que sabem gerenciar a relação entre base teórica e a base histórica de observação. A produção teórica brasileira sobre esse tema, teve uma evolução nos últimos anos, entretanto em comparação a seu vizinho Argentina, ainda há poucos estudos disponíveis, sendo que grande parte dos existentes captam uma problemática específica, o desenvolvimento. A exemplo, os estudos produzidos pelo CEPAL que centraram a análise no estadistas dos anos 1930-40.

Os diplomatas por sua vez, definiram uma estratégia de superação da dependência a longo prazo. Nos anos 1960, houve uma divisão no pensamento e ação diplomática, uns defendiam a aliança estratégica com os Estados Unidos, sendo denominada essa corrente por americanista. Enquanto os independentistas pretendiam tomar distância da Guerra Fria e promover um modelo de desenvolvimento menos tributário do capital e da tecnologia de fora.

“Os americanistas triunfaram em 1964, no governo de Castelo Branco , ao passo que os independentes influíram sobre o governo de João Goulart e alongaram sua influência sobre o regime militar desde a ascensão de Castelo Branco”. (p.18).

A diplomacia brasileira carrega alguns aspectos consoantes à tradição. Esses aspectos, não necessariamente correspondem a uma realidade pragmática, sendo eles: A autodeterminação, solução pacífica dos conflitos externos, e a relação harmoniosa entre a diversidade cultural existente em seu território. Esses valores norteiam de certa foma, a conduta da diplomacia brasileira na política externa. O juridicismo representa uma conduta conservadora da diplomacia brasileira, que firma acordos internacionais, assumido sob forma de tratados, convenção, protocolos e outras. A valorização do multilateralismo normativo que passou por dois momentos (nos anos 1970, quando o país empenhou-se na construção da chamada Nova Ordem, e o segundo corresponde às expectativas de que a globalização do fim do séc.XX daria origem a uma ordem internacional cujas regras transparentes e justas seriam estabelecidas por meio da negociação multilateral).

As parcerias estratégicas por sua vez, estão vinculadas à ação externa cooperativa e não confrontacionalista da diplomacia mais recente. A iniciativa compete à diplomacia brasileira, em razão de objetivos e interesses nacionais de primeira importância a serem realizados por meio da ação externa.

A cordialidade oficial no trato com os vizinhos faz parte da conduta da diplomacia brasileira concebida ainda no Séc. XIX, pelo Visconde do Rio Branco e posteriormente no séc. XX pelo seu filho, o barão. Por tal razão, o governo Lula evitou abrir conflito com seus vizinhos Argentina e Bolívia.

Em relação ao desenvolvimento, entre os anos 1930 e 1989, a diplomacia respondeu ao processo de desenvolvimento em curso, objetivando trazer insumos externos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: