Paz e Terrorismo

Compreendendo o fenômeno do terrorismo – Considerações a partir do texto introdutório de Eugenio Diniz

A definição sobre o que é terrorismo é imprecisa, o que possibilita que coisas diferentes sejam abarcadas com o mesmo nome. Terrorismo é um fenômeno político e um termo pejorativo. O autor tem por objetivo definir o fenômeno a partir de critérios que permitam inclusive avaliar a plausividade de um ator como terrorista.

Entendimentos tradicionais

A partir de definições simplistas, como distinguir um ato terrorista de um ato criminoso qualquer?

Em outras definições, terrorismo tem sido associado à qualidade do ato e não a identidade do perpetrador ou a natureza da causa. Assim exemplifica o autor, citando Brian Jenkins.

Neste caso, uma das características do ato terrorista, seria a motivação política. Entretanto Eugenio Diniz observa que embora a definição esteja pautada no na natureza do ato, essa classificação não serve, uma vez que parte de uma definição normativa prévia, que é do ato criminoso, que está longe de ser universal e permanente.

Lavando em consideração as diversas tentativas de categorizar o fenômeno, o autor circunscreve conceitualmente o terrorismo como um problema social e não jurídico, e assim pretende tratá-lo na abordagem .

O autor afirma que determinados grupos empregam o termo “terrorismo” com o objetivo de alterar em seu favor a relação de forças. Neutralizar o inimigo terrorista passa a ser o principal objetivo daqueles que são alvos de possíveis ataques. A neutralização ocorre de maneira preventiva, e como a definição do que é terrorismo é imprecisa, ocorre aí um problema de ordem global. Qualquer ator ou ato pode ser classificado por terrorista, e o caráter defensivo legitima certas ações ofensiva por partes de Estados a grupos não específicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: