Petróleo e Poder

Considerações sobre o texto de Igor Fuser: O envolvimento dos Estados Unidos no Golfo Pérsico

A Guerra do Golfo de 1990-91

Em 1991, pela primeira vez os Estados Unidos travaram guerra total contra um país árabe. A Guerra do Golfo teve início com a invasão do Kuait pelo Iraque em 1990.

Os Estados Unidos travaram uma guerra contra o Iraque com dois objetivos principais: controle do petróleo do Golfo pérsico e hegemonia norte americana no pós- Guerra Fria.

O Iraque e o Kuait possuíam juntos, cerca de 20% das reservas de petróleo do mundo. Caso o Iraque conseguisse consolidar o Kauit, alteraria a configuração do Oriente Médio, de maneira desfavorável aos Estados Unidos e seus aliados, entre eles, Israel. A doutrina Carter esteve presente nos discursos utilizados pelos Estados Unidos contra o Iraque, só depois é que houve discursos pautados na defesa e liberdade do Kuait pautado no princípio jurídico de não agressão.

O exército militar norte americano praticamente dizimou as tropas iraquianas, mesmo o Iraque tendo anunciado a retirada de suas tropas, quando seu comboio retornava ao país, foi cruelmente atacado por tropas norte americanas, representando este, um dos mais sangrentos ataques à tropas de retirada da história. Dois fatores chama a atenção para o pós-guerra do Golfo: a não reeleição do presidente Bush e a permanência de Saddam Hussein no governo do Iraque.

Nos próximos anos que se passaram, os Estados Unidos tiveram por objetivo tirar Saddam do governo, e para atingir este objetivo, se envolveu indiretamente nos conflitos do governos contra curdos e xiitas. Os EUA estiveram presentes nas ações humanitárias da ONU oferecendo abrigo aos refugiados, numa das típicas “intervenções” norte americanas que geralmente ocorrem quando existem interesses políticos e econômicos em jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: