Evolução da exclusão social ao longo do tempo

Considerações sobre o texto de Márcio Pochmann, in Atlas da exclusão social no Brasil.

A exclusão é um todo que se constitui a partir de um amplo processo histórico determinado que acompanha, em maios ou menor grau, a evolução da humanidade” (p.27).

No séc.XVIII Jean-Jacques Rousseau buscou compreender o que desencadeava o processo de desigualdade entre os homens. Havendo dois tipos de desigualdades: a natural (vinculada as diferenças físicas, como cor, sexo e idade, saúde e etc.)  e a desigualdade moral ou política, relacionada a estruturação social (moral ou política) que desencadearia uma série de outras desigualdades como ser rico ou pobre. “O direito da propriedade privada e a divisão do trabalho eclodiram não apenas o sistema de desigualdade política entre poderosos e fracos, como disseminaram a progressão de um sistema de diferenciação entre homens, que não mais se manifestava naturalmente, mas por razões politicas, econômicas, sociais e culturais. (p.28).

As sociedades modernas se relacionam de forma diferente de outras com a questão da desigualdade. O autor recorre ao trabalho antropológico de Claude Lévis-Strauss para ilustrar. O selvagem do Tristes Trópicos eliminava o desigual através da antropofagia, e o devorado tornava-se parte da sociedade dominante. Com o tempo, as sociedades passaram a expelir tudo que é considerado desviante. E a sociedade moderna tornaram-se bulímicas que tem capacidade de devorar (incluir)  assimilando culturalmente as massas da população por intermédio da educação, da mpidia e da lógica do consumismo individualista no interior do mercado, ao mesmo tempo que tem a capacidade de expelir (excluir) deslocando segmentos da população.

Dessa forma as sociedade modernas acabam combinando de maneira cada vez mais instável a inclusão cultural e a exclusão social, sendo potencializadas pela  noção de ter, através da lógica do consumo, e ser pela lógica da desigualdade e da baixa geração de oportunidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: