Anotações sobre: . O Senado nos editoriais dos jornais paulistas – Artigo de: Azevedo, Fernando Antônio e Chaia, Vera Lúcia.

Jornalismo Político e Democrático

É comum que em regimes presidencialistas a mídia atenue a cobertura do executivo, mais precisamente a Presidência e a figura presidencial, enquanto no parlamentarismo a atenção se concentra nas atividades dos parlamentares. No Brasil, a mídia centraliza a atenção no executivo (Presidente e ministros), porém na cobertura legislativa foca seus membros, relegando em segundo plano a instituição. “Ao enquadrar de forma negativa os membros do Congresso, termina, por extensão, enquadrando negativamente a própria instituição”. (Azevedo e Chaia, 2012). Em uma lógica circular a mídia determina a agenda do publico e o publico formata a agenda da mídia.
O Legislativo é veiculado de forma pejorativa, com comentários sobre a atuação individual dos parlamentares, que cobre apenas secundariamente o trabalho das comissões e subcomissões.
Azevedo e Chaia fizeram um balanço sobre o comportamento da mídia no primeiro mandato do governo Lula, e em termos comparativos, dois jornais de grande circulação (Folha e o Estado de São Paulo), veicularam a imagem do Legislativo Federal de forma bastante negativa, principalmente no que se refere às atividades dos senadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: