Anotações sobre Percepções públicas sobre o Parlamento Brasileiro: dados dos últimos 50 anos. Artigo de Meneguello, Rachel.

In O Legislativo Brasileiro: Funcionamento, Composição e Opinião Publica. Brasília – DF. 2012.Secretaria Especial de Comunicação social.

Em 1985, a pesquisa de opinião mostra que apenas 37% dos entrevistados consideram que o poder do Congresso e dos parlamentares deveria aumentar na nova conjuntura política (Menegello,2012). O resultado da pesquisa seria atribuído à maior visibilidade dos conflitos no Parlamento, tal como a transição democrática que privilegiou as eleições diretas presidenciais como mecanismo central do novo regime, ficando em segundo plano para a opinião publica a as estruturas representativas de base. Os resultados mostram que a população não apenas não percebeu a importância dos parlamentares na transição, como também demonstraram desconfiança com os seus representantes na esfera estadual(Menegello, 2012).
No que tange a esfera federal, cinco meses após o impeachment do então Presidente da República, foi aplicada uma nova pesquisa de opinião publica para medir a percepção da população em relação ao Congresso Nacional, e o descontentamento e distanciamento da população ficava evidente no resultado. O funcionamento do Congresso Nacional, tal como as atividades desenvolvidas pelos parlamentares seria obsoleto para a população, assim sua existência sendo denominada por insignificativa para a opinião publica que desconsiderara um dos acontecimentos mais importantes que a instituição cumprira cinco meses antes, sendo esta uma das conjunturas mais importantes do período republicano.
Pergunta: Estamos completando agora três anos de funcionamento do Congresso Nacional, isto é, dos deputados e senadores eleitos em 1990. Você diria que está totalmente satisfeito ou totalmente insatisfeito com o trabalho do Congresso Nacional nestes três anos? Numa escala de 1 a 10 pontos, em que I significa que está totalmente insatisfeito e 10 que está totalmente satisfeito, que nota você daria ao trabalho do atual Congresso Nacional?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
13,6 8,5 11,1 12,7 17,5 9,6 7,3 7,2 2,5 4,4

Avaliação do grau de satisfação com o Congresso Nacional. Brasil, 1993. Notas:%
Fonte:DAT/BR 93.MAR -00322

A opinião publica associa a democracia ao papel das eleições e ao processo de escolha, mesmo com o regular funcionamento do Congresso e dos partidos, e o alto grau de insatisfação com as instituições representativas é uma continuidade histórica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: